Veja 5 Motivos para Incluir Grãos e Produtos Integrais na sua Dieta

Grã os e produtos integrais são grandes amigos da dieta

Grãos e produtos integrais, entre outros pontos positivos, contribuem com a sensação de saciedade e na regulação do intestino. O nutricionista e gerente de produtos do Seletti Culinária Saudável, Bruno Yamada, lista 5 motivos para incluir os grãos na alimentação:

1. Fontes de fibras
As fibras agem no processo de absorção de nutristes, entre eles o carboidrato, auxiliando na prevenção da diabetes ou na eliminação do colesterol através das fezes.

2. Auxiliam no emagrecimento, quando inseridos em dietas controladas
Devido à presença de fibras, que têm o mecanismo de atraso de absorção dos nutrientes, os grãos e integrais são interessantes para o emagrecimento, pois o organismo irá receber os nutrientes aos poucos, o que também causa saciedade por mais tempo, ou seja, o organismo entende que não é necessário estocar a energia ingerida (gordura, por exemplo), pois os nutrientes não estão sendo absorvidos em excesso. Um exemplo é comparar o arroz integral e o arroz refinado: o segundo é absorvido mais rapidamente do que o primeiro, ou seja, causa fome mais cedo quando comparado com o arroz integral. As fibras ainda possuem o papel de regularizar o intestino, lembrando que seu consumo deve ser associado à ingestão de água.

3. Fontes de minerais e de vitaminas
Em nosso organismo, necessitamos de diversos micronutrientes e vitaminas para que as reações aconteçam perfeitamente, e os grãos são fonte disso. De forma geral, também possuem minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos, ossos e dentes e auxiliam em reações químicas necessárias para realizar os impulsos nervosos e a contração muscular. Também possuem vitaminas como a vitamina A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético e no desenvolvimento de tecidos; e vitamina C, eficaz nos processos de cicatrização e imunidade.

4. Fontes de carboidratos
Principal fonte de energia do nosso organismo, os carboidratos devem ser consumidos diariamente e em todas as refeições. A falta desse nutriente pode causar irritação, distração, dores de cabeça e até mau hálito.

5. Ricos em antioxidantes
Os antioxidantes são interessantes pois possuem a propriedade de “reparar” o desgaste celular, visto no envelhecimento da pele, a obstrução de artérias por coágulos que formam um ateroma (placa de gordura) e até mesmo o câncer.


» É sempre importante consultar um médico.


Créditos: Conteúdo publicado no site do Jornal Extra, com informações do Nutricionista Bruno Yamada.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!