Dicas Pré-Treino

Saiba qual a melhor alimentação antes do treino

Se você está sentindo cansaço durante os exercícios, talvez a causa seja algum problema na sua alimentação antes do treino. Comer um lanche saudável antes de ir malhar pode fazer toda a diferença em sua performance. Além disso, alguns alimentos ajudam a conquistar os resultados desejados mais rapidamente.

Importância da alimentação antes do treino

Segundo um estudo publicado em 2009 na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, a alimentação de uma pessoa que faz exercícios é importante para seu desempenho. Alimentos energéticos, incluindo bebidas e outros carboidratos, ajudam a prevenir sintomas de distração de fome durante a atividade e a evitar o esgotamento precoce de energia.

Comer os alimentos certos, no momento certo, é essencial para a recuperação e para estar pronto para o próximo treino. A alimentação antes do treino varia conforme suas necessidades, mas deve ser projetada de acordo com a intensidade, a duração e o tipo de exercício que você pretende fazer.

Horário da alimentação antes do treino

Exercitar-se de estômago cheio não é o ideal. O alimento que permanece em seu estômago durante o treino é capaz de causar dor de estômago, náuseas e cólicas.

Para se certificar de que você tem energia suficiente e ainda reduzir o desconforto, é preciso permitir que a refeição seja devidamente digerida, o que geralmente leva de uma a quatro horas, dependendo do que e do quanto você comeu.

Se por algum motivo você não conseguiu fazer uma boa alimentação antes do treino, deve tentar comer ou beber algo facilmente digerível, cerca de 20 a 30 minutos antes de ir para a academia.

A regra é quanto mais próximo estiver do horário do treino, menos você deve comer. Uma boa dica é ter uma refeição líquida ao invés de uma refeição sólida, já que seu estômago consegue digerir os líquidos mais rapidamente.

O que comer antes do treino

Existem alguns alimentos que são excelentes para você comer antes do treino. Confira quais são eles.

1. Bananas

São ricas em carboidratos de fácil digestão e potássio, que ajudam a manter a função dos nervos e dos músculos. O corpo não armazena potássio por muito tempo e, assim, uma banana média antes de um treino auxilia a manter os níveis em alta.

Recomenda-se a banana como alimentação antes do treino feito pela manhã. Misture uma banana média com 1/2 xícara de iogurte grego.

2. Aveia

É rica em fibra, o que significa que os carboidratos são liberados gradualmente na corrente sanguínea. Esse fluxo constante mantém seus níveis de energia consistentes durante o treino. A aveia também contém vitamina B, que ajuda a converter carboidratos em energia.

3. Pão integral

Uma fatia de pão integral é uma boa fonte de carboidratos e uma excelente alimentação antes do treino. É possível colocar algumas fatias de queijo branco ou de ovos cozidos, e incluir proteínas de alta qualidade para melhorar o seu desempenho.

4. Shake de frutas

É rico em carboidratos e proteínas de alta qualidade. Melhor ainda, é fácil de consumir e rapidamente digerido. Os carboidratos das frutas se decompõem rapidamente, e a proteína é usada mais tarde para evitar danos aos músculos. Tente misturar 1/2 xícara de iogurte desnatado e 1/2 xícara de frutas, como banana, abacate ou qualquer outra de sua preferência.


» Procure sempre um profissional de saúde para obter orientação especializada.


Créditos: Conteúdo publicado no site Terra/Saúde.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!