Cansaço e Sono constantes?

Mudanças na alimentação podem ser a solução.

Se você está constantemente exausto e/ou fatigado, você pode estar sofrendo de anemia. A anemia é caracterizada pela baixa da hemoglobina, que é responsável por transportar o oxigênio nas nossas células. Ela pode ser de vários tipos, mas a principal é chamada de anemia ferropriva, caracterizada pela falta de ferro. O ferro faz parte de cada célula do nosso organismo e em cada contração muscular que fazemos, precisamos do ferro. Ele também é importante para o funcionamento do cérebro. Existem dois tipos de ferro: o Heme e o Não Heme. O primeiro é encontrado nas carnes, sobretudo nas vermelhas, já o segundo está em todos os vegetais. A diferença é que o ferro da carne chega mais bem absorvido no sangue. Para se ter uma boa absorção do ferro dos vegetais, é necessário consumir fontes de vitamina C, encontrada em frutas.

Além de consumir alimentos fontes de ferro, é preciso ficar atento às perdas de nutriente do organismo. A mulher que tem ciclo menstrual intenso, grávidas, crianças, pessoas que têm úlcera, gastrite ou crises com hemorróida precisam consumir ferro em maior quantidade. Às vezes a deficiência é tão grande que é necessário usar suplementos. Verduras escuras são excelentes fontes de ferro. Os alimentos que são fontes de fibra, como pão integral, aveia, sementes, castanhas e grãos são importantes para a saúde, além de serem excelentes fontes de ferro. As frutas secas também entram na lista: damasco, ameixa e uva passa são alguns exemplos. Uma excelente dica é consumir, em jejum, um suco de frutas cítricas, como laranja ou limão; acrescentar a beterraba, que é uma excelente fonte de cálcio; uma verdura escura, para melhorar a absorção do nutriente e, para adoçar, melado de cana ou açúcar mascavo.

A deficiência de ferro é bem sintomática para o organismo. Fique de olho se você acorda com dificuldade, tem fraqueza muscular, dores nas pernas, se a unha está fraca e o cabelo está caindo mais do que o comum, se você tem uma tristeza sem explicação, um mau humor, se a memória ou concentração não estão boas e se você tem dificuldade para exercer as atividades do cotidiano. Se estes sintomas aparecerem, é porque pode haver deficiência de ferro no organismo.

MAS ATENÇÃO!

O cansaço e fraqueza nem sempre são sintomas apenas de anemia, podendo também ser causados por hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica, alguns tipos de diabetes, doenças pulmonares, síndrome da fadiga crônica, gravidez, depressão, câncer, mononucleose, entre outros.


» Procure sempre um profissional de saúde para obter orientação especializada.


Créditos: Com informações tiradas do Portal G1 Minas Gerais e MD Saúde.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!