12 de Abril - Domingo de Páscoa

Desejamos uma Páscoa cheia de vida e alegria para todos!

Existem várias explicações ligadas à origem e à comemoração da Páscoa. Separamos algumas informações e curiosidades:

A Páscoa é uma celebração cristã de origem judaica, comemorada anualmente no chamado Domingo de Páscoa. É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia dependendo do ano, de acordo com o calendário lunar.
 

Por que o Coelho e o Ovo de Chocolate são símbolos da Páscoa?
O coelho é um dos símbolos pascais porque representa a fertilidade, enquanto o ovo nos traz a ideia de nascimento e esperança da vida. Já o chocolate... esse é apenas uma doçura maravilhosa!
 

Origem da Páscoa Cristã

De acordo com o Novo Testamento, depois de ser crucificado e morrer na cruz, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até a sua ressurreição.

Tudo isto ocorreu quando os judeus estavam comemorando a sua própria Páscoa, que é uma das grandes festas da religião judaica.

Para os cristãos, a Páscoa ganhou um novo significado, pois celebra a ressurreição de Cristo e trata da passagem da morte para a vida.

Páscoa Judaica

A Páscoa também é celebrada pelos judeus, cuja comemoração que dura 8 dias.

A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, uma referência ao episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio. Desta forma, eles deixaram a escravidão e recuperaram a liberdade, sendo considerado um ritual de passagem.

A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, na Antigo Testamento da Bíblia.

Símbolos da Páscoa

Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos. No Brasil, os mais populares são:

  • Coelho da Páscoa;

  • Ovos de Páscoa feitos de chocolate;

  • Cruz da ressurreição;

  • Cordeiro;

  • Pão e o vinho;

  • Círio pascal;


Créditos: Com informações do site Calendarr

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!