Conheça alguns hábitos para fortalecer sua saúde e ser mais feliz

14 hábitos saudáveis para incluir na rotina e ter mais qualidade de vida!

Você já sabe que deve comer mais vegetais, fazer exercícios, manter contato com a natureza e estar perto de quem você ama. Porém, em meio ao nosso dia a dia atribulado, às vezes acabamos deixando tudo isso de lado em nome do trabalho e outras obrigações. Mas do que adianta ter uma produtividade lá em cima se você está sempre esgotada e insatisfeita? Para encontrar um equilíbrio entre seus compromissos e sua qualidade de vida, você pode adotar alguns destes hábitos benéficos para seu corpo, sua mente e seus relacionamentos pessoais:

 

1. Tenha no seu congelador opções semiprontas.

Podem ser opções simples, como seleta de legumes, proteínas magras e sopas para preparar rapidamente em dias corridos.

 

2. Não são só as calorias que importam.

Em vez de pensar apenas nesse número, concentre-se em montar pratos cada vez mais coloridos.

 

3. Conheça os limites do seu corpo ao fazer exercícios.

Manter uma sobrecarga contínua nos treinos aumenta o risco de lesões e pode até atrapalhar a perda de peso.

 

4. Movimente-se!

Além de queimar calorias, movimentar o corpo fazendo faxina, dando uma caminhada ou com qualquer outra atividade reduz a ansiedade e o estresse. Dançar, praticar um esporte coletivo ou fazer ioga também são excelentes opções para se movimentar.

 

5. Coma menos carne vermelha.

Ela está associada ao surgimento de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Por isso, vale a pena reduzir o consumo desse alimento e dar preferência às aves e peixes.

 

6. Compre uma garrafa reutilizável bem grande… 

… e a mantenha na sua mesa. Estabeleça metas como tomar toda a garrafa uma vez pela manhã e outra pela tarde, garantindo a ingestão diária de 2 litros de água.

 

7. Crie expectativas positivas.

A expectativa por eventos positivos pode aumentar seu nível de felicidade. Por isso, mantenha planos de viajar, fazer uma festa, reencontrar os amigos ou outra coisa que você queira muito fazer.

 

8. Aprenda algo novo.

Aprender coisas novas estimula o cérebro e nos dá a sensação de conquista. Por isso, vale a pena fazer um curso de línguas, cerveja, pintura ou qualquer outro assunto que te interesse.

 

9. Não leve as redes sociais tão a sério.

Nem sempre a “vida dos sonhos” que vemos em alguns perfis do Instagram corresponde à realidade, portanto evite fazer comparações. Libertar-se das notificações e do senso de urgência que elas criam ajuda a melhorar nossa saúde mental.

 

10. Brinque com seu animal de estimação.

O convívio com os pets reduz a ansiedade e aumenta nossos níveis de felicidade.

 

11. Cuide do seu sono.

Um sono insuficiente causa irritabilidade e favorece quadros de depressão. Por isso, faça o possível para ter de 7 a 9 horas de sono todas as noites.

 

12. Ria e se divirta!

Procure se divertir e dar risada com a família, os amigos e o parceiro. O bom humor aproxima as pessoas e nos deixa mais felizes e relaxados;

 

13. Lembre-se de agradecer.

Seja com um “muito obrigada”, uma pequena lembrança ou outro gesto, sempre faça questão de agradecer algo bom que essas pessoas fizeram para você.

 

14. Priorize o tempo com quem você ama.

Não perca oportunidades de comemorar a vida e estar junto com as pessoas que são mais especiais para você.

 

Sabemos que nem sempre é fácil encaixar todos esses hábitos na nossa agenda. Porém, uma rotina que proíbe você de fazer coisas para cuidar de si mesma não é sustentável: em pouco tempo, você estará exausta física e mentalmente e precisará tomar medidas mais drásticas para recuperar seu bem-estar. Priorizar aquilo que te faz bem, incluindo hábitos que dizem respeito ao corpo, à mente e aos seus relacionamentos, vai permitir que você tenha uma vida mais saudável e com muito mais sentido.


Créditos: Conteúdo originalmente publicado no blog Dicas de Mulher

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