Ovo, batata-doce e frango: entenda o milagre dessa dieta

Alimentos auxiliam no ganho de massa muscular e ajudam a manter o corpo em forma.

Mas, afinal, qual é o milagre desse cardápio?

Segundo o endocrinologista Paulo Rizzo Genestreti, do Hospital Bandeirantes, a combinação realmente auxilia no ganho de massa muscular e no corpo em forma.

- É muito comum praticantes de atividade física consumirem grande quantidade de clara de ovo e peito de frango, que são considerados proteínas magras para reconstituição muscular, e batata-doce, conhecida como um carboidrato de baixo índice glicêmico, porque, ao ser ingerida, evita picos de insulina, ação que, além de prolongar a sensação de saciedade, evita que o organismo acumule excesso de gordura localizada, explicou.

No entanto, um cardápio restrito a esses alimentos não é ideal para a saúde.

- A curto prazo, uma dieta como essa até pode ser realizada, porém a longo prazo se torna prejudicial, alertou Genestreti.

- Esses alimentos podem ser inseridos na dieta, respeitando a tolerância da pessoa, até por longos períodos. No entanto, uma dieta que se restrinja a eles não pode ser considerada 100% saudável e equilibrada, alertou a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, da Bio Ritmo Academia.

Uma alimentação balanceada consiste em um consumo equilibrado de micro e macronutientes. A ausência de vitaminas, minerais e fibras altera todo o processo metabólico.

- O ganho de massa magra e a manutenção e prevenção de doenças exigem uma alimentação mais ampla e completa, disse a nutricionista Fúlvia.

- Entre os sintomas da falta de vitaminas e minerais estão cansaço, pele seca e descamando, queda de cabelo , unhas fracas e dificuldade de concentração, como listou o endocrinologista Genestreti.

Clara de ovo >> Muitas das musas de Carnaval apostam em muita clara de ovo e chegam a consumir de 18 a 25 claras por dia. -É uma dieta monótona, cansativa e com quantidades excessivas de alguns nutrientes, o que poderia gerar até uma sobrecarga renal e alterações digestivas e de absorção, alertou a nutricionista Fúlvia.

Batata-doce >>
Afinal, a batata-doce é melhor que a batata-inglesa?
-Depende do objetivo e momento de ingestão, respondeu a nutricionista Fúlvia. -A batata-doce é uma ótima opção de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, é rica em fibras, promove gradualmente energia em forma de glicose ao organismo e esse controle glicêmico é excelente quando estamos objetivando o ganho de massa muscular e perda de gordura. Já a batata-inglesa é uma ótima opção de carboidrato de rápida absorção. Por conter menos fibras, pode ser uma opção interessante para uma refeição pós-treino, quando, em alguns casos, necessita-se de uma fonte rápida de energia, explicou.

Frango >> Sim, as musas amam frango. Mas só esse tipo de carne que traz benefícios quando o assunto é ganho de massa muscular?

- Na verdade, tanto o frango, o atum e peixes no geral, como salmão, sardinha, abadejo, truta, além de serem carnes com menos gordura, são ótimas fontes de ômegas, de grande valia para o ganho de massa muscular e potentes anti-inflamatórios, comentou a nutricionista Fúlvia. Mas é importante deixar claro que isso não indica uma necessidade de excluir as carnes vermelhas da alimentação. Escolha as com menos gordura, como patinho, filé mignon, alcatra, recomendou.


» É sempre importante consultar um médico.


Créditos: Conteúdo publicado no site Terra/Saúde, com informações do endocrinologista Dr. Paulo Rizzo Genestreti.

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