24 de Maio - Dia Nacional do Café

Quantas xícaras de café são consumidas por minuto no Brasil?

O café, peça importante no cenário nacional e internacional, tem duas datas especiais para celebrar e homenagear a bebida que marcou épocas e faz história. Criada desde 2005, por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Café- ABIC, o dia 24 de maio é oficialmente o Dia Nacional do Café.

Voltando aos dados fornecidos pela ABIC, a conta ficou interessante. O consumo no Brasil foi de 19,13 milhões de sacas em 2010. Considerando que cada xícara leva cerca de 10 gr de pó (isso sem contar o desperdício na hora do preparo), uma saca de 60kg, portanto rende até 6 mil xícaras de café (aquelas tradicionais, de 50ml). Portanto, quase 115 bilhões de xícaras foram consumidas no ano passado.

Ao calcular um ano de 365 dias com 24 horas, chegamos ao total de 314 milhões de xícaras por dia, o que representa uma média de 216 xícaras consumidas por minuto no Brasil. Ufa! Enquanto eu apanhava desta conta, centenas de cafezinhos foram consumidos do Oiapoque ao Chuí.

Celebre o Dia Nacional do Café do seu jeito
Aproveite esta semana para homenagear, saborear e aprender um pouquinho mais sobre essa bebida tão querida? Saia para tomar um cafezinho em um lugar diferente e saborear preparos inusitados!

 


Créditos: Conteúdo inicialmente publicado pelo site Mexido de Ideias.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!