Mastigar corretamente faz toda a diferença. Aprenda como

Qual a real importância de “mastigar direito”?

Você já deve ter ouvido que é importante mastigar tantas vezes cada porção de alimento. Mas isso é verdade? 

 Segundo o cirurgião dentista Fábio Amato, o processo de mastigação se inicia e amadurece desde o nascimento, a partir do estímulo da amamentação, que tem grande importância para o desenvolvimento das estruturas da boca e rosto.

“O primeiro ano de vida é fundamental para a qualidade da mastigação, da respiração e da postura corporal para o resto da vida. Quando o sistema mastigatório é corretamente estimulado, as chances de que a digestão e a fala ocorram de maneira adequada são maiores ”, assegura Fábio.

Do ponto de vista nutricional, a mastigação é importante para garantir o funcionamento adequado do sistema digestivo, digestão correta dos alimentos, absorção de nutrientes e saciedade. Segundo a nutricionista Marina Campos, não é necessário contar o número de vezes que se mastiga, mas é imprescindível mastigar bem os alimentos, de modo a não sentir nenhum pedaço grande de alimento na boca antes de engolir. O ato de se alimentar com calma e mastigar bem também favorece a sensação de saciedade, evitando o consumo exagerado de alimentos em uma única refeição.

“Evite realizar as refeições na frente da televisão, mexendo no celular ou com pressa. Aprecie os sabores dos alimentos e se alimente com calma. O momento da refeição deve ser tranquilo e especial!”, ressalta Marina.

 

» Procure sempre um profissional de saúde para obter orientação especializada.


Créditos: Conteúdo publicado no site da Nestlé.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!