Muitas pessoas passam pela dificuldade de não conseguirem concluir tarefas e posteriormente sonhos e planos pessoais, na maioria das vezes isso se deve ao fato de procrastinação, falta de empenho ou organização das atividades. E esse fator também se aplica a desejos mais simples do dia a dia como: fazer uma dieta, começar um esporte, ler diariamente, fazer um curso, etc. Mas que por diversos motivos não são finalizados.
Há no entanto um processo psicológico que desencadeia essa linha de atividades, onde primeiro a pessoa é movida pela novidade e pelos aspectos de mudanças positivas, o que gera o impulso para realização porque há entusiasmo e motivação. Mas ao longo do...
[Leia mais]Muitas pessoas passam pela dificuldade de não conseguirem concluir tarefas e posteriormente sonhos e planos pessoais, na maioria das vezes isso se deve ao fato de procrastinação, falta de empenho ou organização das atividades. E esse fator também se aplica a desejos mais simples do dia a dia como: fazer uma dieta, começar um esporte, ler diariamente, fazer um curso, etc. Mas que por diversos motivos não são finalizados.
Há no entanto um processo psicológico que desencadeia essa linha de atividades, onde primeiro a pessoa é movida pela novidade e pelos aspectos de mudanças positivas, o que gera o impulso para realização porque há entusiasmo e motivação. Mas ao longo do exercício das funções começa a nascer a desmotivação e se inicia também a procrastinação, e de repente acontece a pausa do que estava sendo feito. Essa situação costuma causar desconforto, sentimento de incapacidade e raiva.
Atitudes que ajudam a obter o sucesso nos planos
-
Conversar com pessoas que ajudam a se conhecer melhor, de preferência um psicólogo;
-
não ter o foco somente na perfeição, mas na vontade de conseguir;
-
manter-se concentrado e focado no resultado final, e nos sentimentos bons que ele trará;
-
orgulhe-se sempre de si mesmo quando houver algum avanço, mesmo que pequeno;
-
estabeleça metas, isso pode ajudar para que aos poucos consiga realizar o projeto;
-
não seja negativo e afaste todo sentimento de incapacidade;
-
dê a importância que a meta merece para você;
-
se concentre em algo específico e não comece uma atividade nova quando se está em outra;
-
não viva no “quase”.
Com certeza as dificuldades aparecerão, mas é preciso ter determinação para enfrentar todos os obstáculos, retirando o medo, preguiça, ansiedade ou até mesmo a falta de interesse que aparecerá ao longo do processo.
Tenha em mente: não desistir mesmo que dê errado, sempre tentar buscar respostas em si mesmo ou na ajuda psicológica, pois essa te dará ferramentas ótimas, que te direcionarão para um melhor comportamento e escolha.