1. Experimente pôr um alarme no celular, mas não para o horário do seu compromisso e sim para o horário em que você precisa sair de casa – sem falta. E pode abusar dos lembretes! A repetição vai fazer com que a sua cabeça se acostume com a ideia de que vai precisar sair naquele horário (e leve em consideração o trânsito e eventual espera pelo transporte público).
2. Use o Google Maps para ter uma ideia real do tempo que vai precisar para chegar em algum lugar. E acredite, melhor não ser otimista e adicionar alguns minutos ao que diz a ferramenta. Leve isso em consideração quando for calcular a hora em que precisa sair.
3. Listas são amigas: anote tudo o que...
[Leia mais]1. Experimente pôr um alarme no celular, mas não para o horário do seu compromisso e sim para o horário em que você precisa sair de casa – sem falta. E pode abusar dos lembretes! A repetição vai fazer com que a sua cabeça se acostume com a ideia de que vai precisar sair naquele horário (e leve em consideração o trânsito e eventual espera pelo transporte público).
2. Use o Google Maps para ter uma ideia real do tempo que vai precisar para chegar em algum lugar. E acredite, melhor não ser otimista e adicionar alguns minutos ao que diz a ferramenta. Leve isso em consideração quando for calcular a hora em que precisa sair.
3. Listas são amigas: anote tudo o que precisa fazer antes de sair, mesmo que pareça óbvio (ex.: tomar banho, colocar óculos, tomar café, passar desodorante, etc). Diminui as chances de esquecer algo e ter que voltar, ou perder tempo procurando algo fundamental que você não faz ideia de onde está.
4. Se ajude a se ajudar: marque seus compromissos em horários nos quais realmente vai conseguir chegar. Se você tem dificuldades para acordar antes das oito da manhã, dificilmente vai conseguir chegar na ginástica às sete. Se morre de preguiça depois do almoço, não marque médico às duas (claro, nem sempre a gente pode escolher!).
5. Tenha lugares definidos para deixar as coisas que usa todo dia, e saber sempre onde encontrar. Um ganchinho para a chave, uma caixinha para bilhetes de transporte público, os óculos sempre na gaveta... Coisas desse tipo.
6. Pare um pouquinho para pensar se a rotina que você tem antes de sair é viável. Se você gosta de sair de maquiagem completa mas acorda quinze minutos antes da hora de sair, talvez esteja na hora de rever as prioridades.
7. Se você tem horário para sair, não comece a fazer algo demorado: perder a noção do tempo é mais fácil do que parece. Você precisa sair em meia hora, mas resolve começar a ver um seriado de quarenta minutos? Ou começa a fuçar a internet e simplesmente esquece do horário? Evite esse tipo de atividade perto do horário de sair de casa.
8. Uma boa pode ser fazer uma playlist com o tempo que você sabe que leva para se arrumar de manhã. Isso vai te ajudar a saber se está enrolando demais. “Eita, na hora dessa música eu já deveria estar secando o cabelo, deixa eu correr aqui”.
9. No dia a dia, deixe pronto tudo o que puder na noite anterior. A mochila, as roupas que vai vestir, algo para o café da manhã. “AH TÁ, se eu fosse organizado assim não chegaria nunca atrasado!” Verdade, mas na noite anterior você não está apressado e com sono, e pode fazer esse favorzão para seu eu do futuro. ;)
10. Perceba como é bom chegar no horário e eliminar essa ansiedade da sua vida. A vida está cheia de coisas que você não consegue controlar e que podem te causar stress, mas o atraso não é uma delas. A sensação de ter resolvido esse problema pode ser bem recompensadora! :D