Lanchinho entre as refeições

Veja 6 opções de lanchinhos para serem feitos entre as refeições

Comer de três em três horas é uma das regras para quem quer ter uma alimentação mais saudável e até emagrecer com a dieta. Fazer um lanchinho no intervalo entre as principais refeições é uma forma eficaz de manter o metabolismo acelerado e prolongar a sensação de saciedade ao longo do dia. No entanto, os alimentos a serem consumidos devem ser escolhidos a dedo para que o efeito não seja de ganho de peso em vez de emagrecimento.

-De uma forma geral, além das três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), o ideal é que sejam realizados de três a quatro lanches pequenos entre elas. São eles: colação (entre café e almoço), lanche da tarde (podendo dividir em dois, dependendo do seu horário de almoço e jantar) e ceia (antes de dormir). Importante enfatizar que quem pratica atividade física precisa focar ainda mais nesses lanches, pois os mesmos geralmente funcionam como pré e pós treino, o que aumenta performance e rendimento. explica a nutricionista Paula Pignanelli de Carvalho, que indica opções menos calóricas para quem quer emagrecer. Veja abaixo.

1- Barras de cereais: são saborosas e ricas em fibras. Contudo, a dica é analisar o rótulo, pois algumas delas contém glicose ou xarope de milho na composição e são muito calóricas. O ideal são as que ficam em torno de 80 a 100 kcal.

2- Oleaginosas: castanha-do-Pará e de caju, amêndoa e nozes são ótimas opções para lanchinhos, além de serem práticas até para carregarmos na bolsa. O ideal é consumir de 4 a 5 por dia, mantendo o valor calórico de 100 kcal.

3- Sucos: quem tem a possibilidade de fazer o lanche em casa, aconselho um belo suco de frutas naturais, podendo ser batidas uma ou duas frutas com água ou leite (sem adição de açúcar).

4- Frutas: caso não seja possível fazer a vitamina/suco, uma fruta sempre é uma boa saída, pois são ricas em vitaminas e fibras. É importante associá-la a uma fibra, como aveia ou linhaça para manter o metabolismo ativo por mais tempo devido ao maior tempo para digestão.

5- Vegetais: nos lanches intermediários? Sim! O mercado hoje oferece legumes em formato pequeno, o que torna o lanchinho prático e divertido. Sugiro a cenourinha baby e/ou tomatinho cereja. Caso prefira, tempere com limão e pouco sal.

6- Iogurte natural com frutas secas: ameixa e damasco, por exemplo. Saborosa, esta combinação é perfeita pois associa boa quantidade de proteína e carboidrato.


» É sempre importante consultar um médico.


Créditos: Conteúdo publicado no site Extra/Mulher, com informações da nutricionista Paula Pignanelli de Carvalho

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!