Problemas com Estrias?

Conheça as causas, prevenção e – claro! – as nossas dicas

O que é?
São lesões formadas pelo estiramento da pele, quando este é exagerado ou devido a alterações hormonais. Possuem a aparência de “riscas” na pele e surgem geralmente nas coxas, quadris, nádegas e, em mulheres grávidas, no abdômen.

No início, as estrias são vermelhas ou rosadas e, após a cicatrização, tornam-se esbranquiçadas.

A principal causa do aparecimento dessas marcas é uma mudança brusca no estilo de vida da mulher.

A alimentação e exercícios são fatores que propiciam o surgimento delas, pois modificam as condições cutâneas. A gravidez é outro motivo que contribui para essas lesões, causadas tanto pelo estiramento da pele devido ao crescimento da barriga
e ganho de peso, como pela mudança nos hormônios.

As estrias aparecem entre 50% e 90% das mulheres grávidas, a partir do quarto mês de gestação. Poucas mães não desenvolvem as lesões, pois possuem uma genética privilegiada que proporciona mais flexibilidade e resistência da pele.

Prevenção
O problema das estrias não tem cura, mas é possível preveni-las. Confira abaixo algumas dicas para evitar o surgimento dessas lesões durante a gestação:

• Assim que souber da gravidez, procure orientação médica para começar o tratamento com cremes específicos e auxiliares na prevenção de estrias;
• Evite ganhar mais peso do que é recomendado (15 quilos), pois quanto mais rápido o aumento, mais depressa a pele se distende;
• Pratique exercícios regularmente e mantenha uma dieta balanceada;
• Modere o consumo de frituras, sal, gorduras, refrigerantes e doces;
• Use roupas leves e confortáveis;
• Descanse sempre que puder. Não que isso influencie diretamente na prevenção das estrias, mas você estará sempre melhor consigo mesma, ajudando na sua saúde.

Convivendo
Abaixo, indicamos algumas sugestões de alimentos que ajudam a manter a saúde da pele:

• Aumente a ingestão de alimentos integrais no seu dia a dia, pois eles favorecem a digestão e eliminam toxinas;
• Consuma azeite extravirgem, cereais (ex: semente de linhaça), sucos de frutas e chás (ex: verde);
• Combata o envelhecimento precoce da pele com frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas A, C e E;
• Beba todos os dias uma média de 2 litros de água, ajudando na hidratação da pele.

Vitamina A: pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como o fígado, gema de ovo, leite e derivados, além dos vegetais verde-escuros e frutas amarelo alaranjadas.

Vitamina C: encontrada especialmente em frutas cítricas, como a laranja, a acerola e o limão.

Vitamina E: presente no óleo de milho, de soja, de girassol e também no gérmen de trigo, amêndoas e avelãs.


» Procure sempre um profissional de saúde para obter orientação especializada.


Créditos: Conteúdo publicado no site da Bayer.

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