Propriedades e benefícios da baunilha

Veja como esse ingrediente pode ser uma excelente opção para uma alimentação saudável

A baunilha é originária do México, sendo extraída de um tipo específico de orquídea. Ela é muito popular em diversos locais do mundo, o que a torna um ingrediente muito consumido em diversos pratos, além de ser amplamente utilizada como aroma em produtos de beleza e higiene pessoal.

 

Benefícios para a saúde
Na maioria das vezes, as pessoas apenas pensam no sabor e nas suas combinações. Porém, esse ingrediente possui diversos benefícios para o organismo, confira.

1. Rejuvenesce a pele

Esse ingrediente é poderoso para combate a rugas e marcas de expressão. Isso porque é rico em antioxidantes capazes de combater o desgaste celular gerado pelos radicais livres.

2. Combate a insônia

Por ser uma fonte rica de serotonina, é um aliado no combate a insônia. Essa propriedade é explicada pelo fato de que a serotonina produz melatonina, o hormônio do sono.

3. Alivia dores

Tem propriedades analgésicas, o que faz com que ela alivie dores localizadas. Por isso, a ingestão desse ingrediente é muito importante, principalmente para quem sofre com dores na garganta.

4. Afrodisíaca

Esse ingrediente também possui um papel bastante relacionado à libido. Esse fato é explicado porque ela é afrodisíaca, o que a faz um estimulante sexual pelo aroma e propriedades.

5. Ajuda a regular problemas menstruais

Muitas mulheres sabem como é a apreensão de ter o ciclo menstrual atrasado. Muitas vezes a causa disso deriva de problemas hormonais, relacionados ao estresse e à tensão.

Por isso, a baunilha é essencial para regular o ciclo e a menstruação em si. Afinal, ela possui um alto teor de serotonina e outros hormônios responsáveis pela diminuição do estresse.

6. Colabora na cicatrização

Por possuir diversas propriedades anti-inflamatórias e que fortalecem a imunidade, ela colabora bastante para a cicatrização de ferimentos.

 

Essência de baunilha faz mal?
É uma lenda afirmar que consumir a versão em essência faz mal. Nenhum estudo jamais comprovou que ela faz mal, o que torna inválida a acusação.

Obviamente que a versão em favas desse alimento é bem mais nutritiva que a versão em essência, porque conserva mais nutrientes.A essência é uma opção criada artificialmente para imitar o cheiro e o sabor da planta, o que a torna mais barata. Já o extrato é feito com o ingrediente verdadeiro e tem a receita bem fácil.


Créditos: Conteúdo originalmente publicado no site Dicas Online.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!