10 receitas com Quinoa para mudar sua alimentação

Alternativas para receitas comuns e que deixarão sua dieta mais leve e saudável!

A quinoa não é só uma boa opção para vegetarianos e/ou intolerantes a glúten… Quando consumida dentro de uma alimentação saudável, e preferencialmente com orientação de um nutricionista, ela trará benefícios para a saúde como um todo e poderá, inclusive, contribuir para o processo de emagrecimento! Confira aqui algumas maneiras em que você pode substituir carboidratos e outros alimentos calóricos pela quinoa como uma forma de deixar suas refeições mais leves e saudáveis:

 

1. Hambúrguer de quinoa: além de gostoso e saudável, é fácil de fazer. Você usará água, sal, quinoa, grão-de-bico cozido, pimenta-do-reino, cebolinha, ovos, farinha de arroz, farinha de trigo, repolho roxo, azeite, vinagre, cebola roxa, abacate, limão, pão de brioche e manteiga.

2. Salada de quinoa com legumes grelhados e azeite de ervas: uma salada fácil, gostosa e rapidinha de fazer. É feita sem carne, conta com cores alegres e, claro, muito sabor! Ótima dica para um jantarzinho leve e saudável no meio da semana.

3. Quibe de quinoa: para fazer esta nova versão do clássico da culinária árabe, você trocará apenas o trigo pela quinoa cozida. Essa receita é uma ótima opção para quem tem intolerância ao glúten e/ou para quem está numa dieta de emagrecimento.

4. Rocambole de lentilha e quinoa: além de gostoso, este rocambole é nutritivo e proteico, e ainda fica com uma textura ótima. Trata-se de uma receita vegetariana, mas que, com certeza, agradará a todos… Pode ser feita, inclusive, para ocasiões especiais.

5. Risoto de quinoa com funghi secchi: este risoto é saudável, saboroso, bem fácil de fazer e você não precisa ficar no fogão mexendo o tempo inteiro (como um risoto feito de arroz). A receita serve bem duas pessoas e é uma boa opção para o jantar!

6. Tabule de quinoa: esta versão de tabule se destaca por não conter glúten, já que a quinoa substitui o trigo. É uma opção de salada diferente, vegana e proteica. A receita serve bem umas quatro pessoas e o ideal é fazer, colocar na geladeira (pra servir gelada) e comer no mesmo dia.

7. Atum com crosta de quinoa: uma ideia para uma refeição diferente, saudável e muito gostosa. Para acompanhar o peixe, a dica é servir uma salada refrescante com repolho, cenoura, gengibre e coentro, temperada com sal, bastante limão e azeite.

8. Abobrinha recheada com quinoa e legumes: receita vegena, nutritiva, gostosa e fácil de fazer. Ótima opção para o jantar e, se desejar, você pode servir somente com salada ou com arroz e feijão.

9. Quinoa à grega: uma sugestão para substituir o tradicional arroz à grega de forma mais leve e nutritiva. Você precisará apenas da quinoa em grãos, água, cenoura, pimentão vermelho, abobrinha, uva-passa, amêndoas laminadas, sal e pimenta-do-reino.

10. Suco funcional de cenoura com abacaxi e quinoa: um suco gostoso, nutritivo e fácil de fazer! Você usará apenas cenoura (de preferência, orgânica), abacaxi, água e um mix de chia, flocos de quinoa e amaranto.

A quinoa pode ser usada tanto em receitas salgadas como doces. Agora é só partir para a cozinha!


Créditos: Conteúdo originalmente publicado no blog Dicas de Mulher

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