21 de Junho. Dia da Música.

A música é uma manifestação que alia desconhecidos e reúne eternos amigos.

O Dia Internacional da Música nasceu de uma manifestação musical realizada na França, no dia 21 de junho de 1982, que ficou conhecida como Fête de la Musique. A Festa da música queria pôr em prátic ideias sobre a cultura musical e a sua evolução. Seu objetivo era “la musique partout et le concert nulle part” (a música em todos os lugares e o concerto em lugar nenhum). A partir de um estudo efetuado em 1982 sobre as práticas culturais dos Franceses, o Ministério da Cultura descobriu que 5 milhões de pessoas (dos quais 50% dos jovens do país) tocavam um instrumento musical. Foi então que Jack Lang começou a desenvolver o seu sonho de fazer as pessoas descerem às ruas e mostrarem seus talentos. Algumas semanas mais tarde, no dia 21 de junho de 1982, o Ministro da Cultura lançaria a primeira Festa da Música. O slogan escolhido para a ocasião e que representava bem o espírito dessa festa foi o trocadilho « Faites de la musique, Fête de la Musique » (façam a música, festa da música).

Essa iniciativa do Ministério foi rapidamente acolhida pela população e acabou se tranformando em uma das maiores manifestações culturais francesas da atualidade. Nesse dia, novos gêneros são apresentados enquanto as músicas tradicionais são relembradas. Uma mistura de ritmos, de gêneros e de gostos. Um evento que mobiliza uma grande parte da população e que conta com grande incentivo da mídia e das organizações culturais. Em menos de quinze anos, a Festa da Música já alcançou um sucesso tão grande que ela acabou atravessando as fronteiras da França. Hoje em dia, ela existe em mais de 100 países distribuídos nos 5 continentes. Uma verdadeira festa popular que ajuda a democratizar um bem universal: a música!

A Festa da Música é uma deliciosa cacofonia onde o povo desce às ruas armado de guitarras, violoncelos, flautas e violinos. Um dia e uma noite onde a música não tem cor, não tem nome, nem raça. A música é uma manifestação universal que alia ilustres desconhecidos e reúne eternos amigos de uma única valsa. E você, o que pretende fazer nesse 21 de junho?


Créditos: Com informações obtidas no site A Vida Francesa.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!