Pilates e Ioga são mais importantes do que você imagina

As duas práticas têm características diferentes, porém ambas contribuem para melhorar a sua qualidade de vida. Entenda.

Exercitando corpo e mente em prol da saúde perfeita.

Você costuma se exercitar? Sabia que exercícios físicos ajudam a fortalecer o corpo e aliviar as dores? Uma das práticas que trazem muitos benefícios para o corpo é o pilates. Muita gente busca o pilates para minimizar a dor em alguma região do corpo, principalmente coluna e lombar. E não importa se é no chão, na água, na bola no ar. O que vale é se exercitar.

Muitas pessoas acham que ioga e pilates estão ‘no mesmo saco’. No entanto, as duas práticas têm diversos aspectos diferentes. A principal diferença está no aspecto espiritual. Enquanto a ioga é tratada como uma filosofia de vida, o pilates vai direto ao lado fisiológico. O ponto em comum está na consciência corporal.

– IOGA trabalha mais com a conexão com o lado mental. É uma filosofia de vida que prega a não violência contra a si próprio, evitando coisas que possam prejudicar o corpo, explica a professora de ioga Meg Caballero. A prática tem diversas vertentes: ioga power, hot ioga, karma ioga, raja ioga, entre outras.

– PILATES prioriza a resistência e não a tonificação, usando técnicas de muita repetição ao invés de cargas elevadas. Apesar do uso de alguns aparelhos, o corpo é o instrumento principal. Entre as suas vertentes estão a hidropilates, que tem maior eficêcia na prevenção de lesões por ter menos impacto, e o aeropilates, que une ioga, pilates e ginástica artística.


» Procure sempre um profissional de saúde para obter orientação especializada.


Créditos: Conteúdo publicado no site do programa "Bem-Estar" da TV Globo.

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