Melhora nos treinos de corrida pode ser notada em duas ou três semanas

O treino e estilo de vida devem ser sustentáveis no longo para se ter sucesso. Por isso, é importante começar em distâncias menores e ir fortalecendo a musculatura

Correr de forma sadia está relacionado a encontrar um equilíbrio. O treino e o estilo de vida devem ser sustentáveis no longo prazo para se ter sucesso. Confira abaixo três dicas importantes para você amadurecer a sua corrida.

VOCÊ É APRESSADINHO?
Muitos corredores são ansiosos ao extremo em atingir metas, principalmente no que diz respeito as provas longas. É muito importante passar progressivamente de uma distância a outra de forma crescente, isto é, sair dos 5km, passar pelos 10km, depois 21km e por último chegar aos 42km. Não dá pra começar pela maratona para depois passar para as distâncias menores. Dentro do processo da corrida, devemos começar pelo menos para atingir o mais.

QUANTO TEMPO LEVA PARA SE ADAPTAR AOS TREINOS DE CORRIDA?
O tempo de adaptação vai depender
de alguns fatores, como frequência nos treinos, atividades já realizadas no passado e estilo de vida. Entretanto, é possível afirmar que duas ou três semanas são suficientes para identificar as primeiras melhoras para a maioria dos praticantes.

É NORMAL SENTIR PEQUENAS DORES MUSCULARES NO DIA SEGUINTE AOS TREINOS MAIS DUROS?
Apesar de chata, essas dores não são apenas normais, como necessárias. Durante a corrida, as fibras musculares sofrem micro rupturas - que causam pequenas dores ou a famosa sensação de cansaço pós-treino. Para se recuperar dessas lesões, seu organismo forma músculos maiores e mais fortes, ou seja, a sua musculatura sai fortalecida.


» É sempre importante consultar um médico.


Créditos: Conteúdo publicado no site Globo Esporte.com, com informações do Educador Físico Gustavo Luz Távora.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!