Ovo inteiro ou só as claras?

Estudo responde qual é melhor para formar músculos.

Aos marombas de plantão: vocês podem estar comendo ovos da forma errada. 

O ovo é um dos alimentos mais saudáveis -- mas também é um dos mais demonizados. Se em uma semana, uma notícia diz que comer ovos faz bem, em outra semana, que ele faz mal. Entre os mitos que cercam o alimento é se comer só as claras é melhor do que comer o ovo inteiro, com a "temida" gema.

Agora, um novo estudo publicada no renomado American Journal of Clinical Nutrition respondeu uma das dezenas de dúvidas. Afinal, é melhor para formar músculos: claras ou o ovo inteiro?

Diferentemente do que muitos imaginavam, comer o ovo inteiro é melhor.

A pesquisa, comandada pelo pesquisador Nicholas Burd, analisou dez homens saudáveis, com faixa etária de 20 anos, que praticavam exercícios regularmente. Após um treino de resistência, metade dos participantes comeu ovos inteiros e outra metade só as claras, nada de gema. Eles ingeriram o equivalente a 18 gramas de proteína.

Após essa etapa, foram realizados exames de sangue que mostraram que ambos os grupos entregaram a mesma quantidade de aminoácidos, responsáveis pela formação muscular. Porém, aqueles que ingeriram o ovo inteiro apresentaram melhor construção muscular — precisamente, 40% maior do que o grupo de homens que comeram só as claras.

Isso significa, segundo os pesquisadores, que ingerir o ovo inteiro é melhor para a formação da massa muscular.


Créditos: Conteúdo originalmente publicado em HuffPost Brasil

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!