Golden Milk: Os benefícios e receitas do leite dourado

A receita, tradicional da Ayurveda, é uma mistura de leite vegetal com cúrcuma (açafrão), especiarias e ingredientes variados.

Ele tem textura de leite, visual dourado e é a mais nova febre da turma saudável. Afinal, o Golden Milk (leite dourado) faz mesmo bem à saúde?

A receita, utilizada há séculos pela Ayurveda, é uma mistura de leite vegetal (de amêndoa ou de coco) com cúrcuma (açafrão) e especiarias e ingredientes variados. A bebida ganhou fama no mundo nos últimos anos e até recebeu espaço em cardápio de restaurantes e cafeterias nos Estados Unidos, como a Starbucks, que lançou o Golden Latte.

 

Mas por que ele ficou tão famoso?

Apesar de sua cor dourada chamar atenção, a fama do leite dourado veio de suas propriedades nutricionais e poder funcional. De acordo com nutricionistas, a bebida tem ação anti-inflamatória e antioxidante, além de ser rico em probióticos que diminuem a ansiedade. Ele também teria propriedades termogênicas e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Alguns estudos citam a cúrcuma como um poderoso aliado para prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

"Utilizada na culinária como condimento e corante amarelo dourado, é rica em curcumina, um princípio ativo de propriedades medicinais com efeitos antioxidante e anti-inflamatório e está associada à prevenção de diversas doenças incluindo doenças neurológicas, e cardíacas e câncer", escreveu a nutricionista Camila Porto. Segundo a nutricionista, para obter todos os benefícios da curcumina é necessária a combinação com outros compostos, que melhoram a absorção pelo organismo.


Créditos: Conteúdo originalmente publicado em HuffPost Brasil

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!