Cereais integrais no café da manhã

Quais os tipos e benefícios?

O café da manhã é uma refeição muito importante e responsável por fornecer alimentos dos principais grupos alimentares: leite e derivados, frutas e pães/cereais, sendo que devemos dar preferência às opções integrais.

Incluir os cereais integrais no café da manhã é uma maneira prática e equilibrada para variar o cardápio. Você sabia que os cereais integrais são muito mais do que fibras, mas fornecem também vitaminas, minerais e antioxidantes? Estes nutrientes ajudam nosso organismo a funcionar melhor, de forma mais equilibrada, além de ajudar a combater a ansiedade e o envelhecimento.

Existem vários tipos de cereais integrais que podem fazer parte do seu café da manhã, tais como: aveia, quinoa, cereal matinal e granola, por exemplo.

Quais são os benefícios do consumo de cereal integral?

Estudos já demonstram que o consumo de cereais integrais no café da manhã está associado a diversos benefícios à saúde, entre eles:

- Melhora do funcionamento intestinal: os cereais integrais são grandes fontes de fibras, que ajudam no combate à prisão de ventre;

- Redução do colesterol: as fibras presentes em alguns cereais são capazes de auxiliar na redução do colesterol, garantindo a saúde cardiovascular;

- Saúde dos ossos: a maioria das pessoas consome
o cereal integral junto a uma porção de leite e/ou iogurte, aumentando assim a ingestão diária deste grupo alimentar fonte de cálcio, mineral muito importante para a saúde dos nossos ossos;

- Menor Índice de Massa Corpórea (IMC) e risco de excesso de peso/obesidade: o consumo regular de cereais integrais auxilia no combate ao excesso de peso e obesidade, uma vez que, por ser fonte de fibras, está associado à saciedade e pode ajudar a evitar o consumo excessivo de alimentos ao longo do dia.

Como incluir os cereais integrais no café da manhã?

Os cereais podem ser encontrados sozinhos, em sua forma natural ou processados, formando um cereal matinal misto, ou seja, com mais de um tipo de cereal em sua composição. A seguir seguem alguns exemplos de café da manhã equilibrados e completos:

- Fruta + aveia + iogurte;
- Cereal matinal integral + leite + suco de frutas natural;
- Salada de frutas + granola + frutas secas;
- Biscoito integral + iogurte + fruta;
- Pão de forma integral + queijo + fruta.
Adicione os cereais integrais ao seu dia a dia e sinta a diferença!

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!