20 de Junho - Início do Inverno

Estação tem início no dia 20 de junho e termina em 22 de setembro.

Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

As regiões sudeste e sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Solstício de Inverno: início do inverno astronômico

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.

Enquanto no Hemisfério Sul ocorre o solstício de inverno, tem-se o evento chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.

Observe que o solstício marca o início das estações verão e inverno, enquanto que o equinócio determina a chegada da primavera e do outono.

Vale lembrar que se estivermos falando da estação meteorológica, período estabelecido para coincidir com o calendário que utilizamos, há a divisão em quatro períodos - primavera, verão, outono e inverno - de três meses.

Sendo assim, o inverno meteorológico é a estação no ano que ocorre nos meses de junho, julho e agosto de acordo com o ciclo anual de temperatura.

Equinócio de Setembro: fim do inverno no Brasil

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, marcando o fim do inverno e começo da primavera.

No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.


Créditos: Com informações do site Calendarr

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!