Esclareça 5 dúvidas sobre nutrientes e saúde

Descubra quais os reais benefícios das fibras, se as gorduras sempre prejudicam a saúde e muito mais

Será que para emagrecer, basta reduzir as calorias? E quanto às fibras, será que o único benefício delas é melhorar a saúde do intestino? Veja abaixo e descubra se você sabe as respostas para essas e outras dúvidas sobre nutrientes e saúde.

1) A ingestão de fibras só contribui para o funcionamento do intestino. FALSO

Apesar de serem mais conhecidas pela sua ação no intestino, as dietas ricas em fibras podem trazer outros benefícios. Pesquisas mostram que as fibras também podem auxiliar no tratamento e/ou prevenção do diabetes, prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de cólon e proporcionar melhora na imunidade. Além disso, elas podem contribuir para o controle de peso e prevenção da obesidade, pois proporcionam saciedade.

2) Algumas gorduras podem proporcionar muitos benefícios para a saúde. VERDADEIRO

Existem dois tipos de gorduras que são muito benéficas para a saúde. Tratam-se das gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, popularmente chamadas de gorduras boas. Ambas ajudam principalmente na redução do colesterol LDL, o ruim, e aumento do colesterol HDL, bom. Essas gorduras também tem ação anti-inflamatória e melhoram o sistema imunológico. Essas gorduras boas também são aliadas do cérebro, melhorando o aprendizado e diminuindo os riscos de demência ao envelhecer. A ação anti-inflamatória destas gorduras boas também contribui para a prevenção de doenças autoimunes inflamatórias, como a artrite reumatoide. Por fim, o consumo das gorduras boas também faz com que a pessoa sinta maior saciedade.

3) Assim como a quantidade de calorias, o baixo índice glicêmico dos alimentos também ajuda no emagrecimento. VERDADEIRO

Alimentos de baixo índice glicêmico fazem com que o aumento do açúcar no sangue seja feito de forma lenta e gradual. Este comportamento mais sutil de aumento e queda de açúcar no sangue proporciona um período maior de saciedade, reduzindo a fome e ajudando na perda de peso de maneira saudável.

4) Alimentos com baixo índice glicêmico garantem energia por mais tempo, sendo ideais para o consumo antes de exercícios físicos.VERDADEIRO

Alimentos com baixo índice glicêmico são aqueles em que os açúcares entram no organismo de forma gradual. Assim, quando ingeridos antes dos exercícios, eles proporcionam energia para o esportista durante toda a atividade física.

5) Ingerir alimentos com muito sódio só é problema para quem tem pressão alta. FALSO

Apesar do benefício mais conhecido do baixo consumo de sódio estar relacionado ao controle da pressão arterial, evitar alimentos com muito sódio também previne problemas nos rins, osteoporose entre outros. Além disso, porque o sódio faz com que o corpo retenha mais água, o consumo excessivo de sódio está associado ao inchaço corporal.


Créditos: Conteúdo publicado no site Yahoo/Saúde.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!