Esmaltes escuros fortalecem as unhas? Lixar deixa as unhas mais mais fracas?

Especialista esclarece 8 mitos e verdades sobre unhas para você mantê-las sempre lindas e saudáveis

Para manter unhas bonitas, saudáveis e longas é preciso ter uma série de cuidados no dia a dia, que vão desde a alimentação até a forma que a unha é feita. Tirar as cutículas com frequência, por exemplo, faz mal às unhas, e os esmaltes escuros não as torna mais fortes, como muitos dizem. Camilla Giareta, consultora e sócia do salão AS3 Nail&Fun, em São Paulo, desvenda os principais mitos e verdades sobre unhas.

1. A vitamina D fortalece as unhas?
Verdade. "A falta de vitamina D no organismo enfraquece não só os ossos, mas as unhas também." Para repor a vitamina, tome cerca de 15 minutos de sol ao dia. Aposte também em alimentos ricos no nutriente, como gema de ovo, leite, iogurte, queijo, salmão e camarão. "Esses alimentos facilitam a absorção do cálcio em nosso organismo, ajudando no crescimento das unhas." A alimentação, aliás, e fundamental para ter unhas saudáveis. Além da vitamina D, consuma alimentos com vitamina A e C, zinco e ferro.

2. As unhas ficam mais fracas se eu apenas lixá-las e não cortá-las?
Mito. Pelo contrário, a especialista diz que lixar as unhas ajuda a fotalecê-las. “Só tenha cuidado com as unhas lixadas no formato quadrado, pois elas podem quebrar mais facilmente por causa pontinhas que ficam mais vulneráveis nas laterais.” Camilla diz que cortar as unhas com frequência também as torna mais forte e incusive melhora o crescimento.

3. Tirar as cutículas faz mal às unhas?
Verdade. Quando for remover as cutículas, vá com calma. Se você faz as unhas no salão, peça para a manicure ser delicada. “A cutícula é a proteção natural do corpo contra bactérias e fungos. Sem cutícula, as unhas ficam sujeitas a infecções. O ideal é apenas cortá-las superficialmente a cada 15 dias.”

4. Usar esmaltes escuros fortalece as unhas?
Mito. “Os esmaltes escuros não têm componentes com essa função. Podem dar a sensação de deixá-las mais fortes, porque, em geral, são mais espessos que os claros. Mas é só impressão mesmo", garante a expert.

5. Polir a superfície das unhas as torna mais fracas?
Verdade. Tudo bem que você quer deixar suas unhas lisinhas, mas poliar a superfície com frequência não é saudável. "Por mais inofensiva que a técnica pareça, polir a parte superior das unhas remove sua queratina e faz com que elas afinem, deixando-as fracas e quebradiças."

6. O óleo ajuda a acelerar a secagem do esmalte?
Mito. "Esse produto não ajuda a acelerar a secagem do esmalte. A função dele é formar uma película que protege o esmalte quando ele ainda está úmido, impedindo que sujeiras grudem." Se quiser que o esmalte seque mais rápido, opte pelo spray.

7. Hidratar as unhas e cutículas impede que elas enfraqueçam? 
Verdade. Sabe aquele creme de mão que você leva na bolsa? Ele é must-have de beauty para manter as unhas hidratadas e protegidas. "O hidratante torna as mãos mais macias e cria uma película protetora contra os agentes externos nocivos à pele e às unhas, evitando que fiquem fragilizades e quebrem com facilidade."

8. Unhas postiças são prejudicias para as unhas?
Verdade. "Ao colocar a unha, você cria um espaço entre a unha postiça e a unha natural, dando vazão à entrada de umidade e, consequentemente, a de fungos. Dependendo do tempo em que ficam nas unhas, esses fungos resultam no descolamento ou causam danos na superfície. Além disso, pode acontecer alteração de cor e alergia à cola."


» Procure sempre um profissional de saúde para obter orientação especializada.


Créditos: Conteúdo publicado no site da Revista Marie Claire, com informações da consultora Camilla Giareta.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!