Pedalar ajuda na corrida? Treino na grama é uma boa? Tire as dúvidas

Educador físico Gustavo Luz responde perguntas comuns entre os atletas

Tenha o objetivo de fazer esse ano ser melhor e mais proveitoso do que o ano passado. Para isso, não repita os mesmos erros e, sempre que possível, tire as suas dúvidas com um profissional da sua confiança, talvez isso seja um atalho para o seu objetivo. Selecionamos algumas perguntas de corredores de todos os níveis e as respondemos de forma bem objetiva. Comece o ano com as informações certas.

Corredor rápido pode usar Whey Protein?
Sim, essa proteína é rapidamente absorvida e eleva em um instante os níveis de aminoácidos no sangue, reduzindo a degradação da musculatura e iniciando a reparação das fibras musculares. Mas atenção: há um limite para a quantidade de proteínas que o corpo é capaz de absorver. Em excesso por causar mal-estar e/ou engordar.

Pedalar pode ajudar na corrida?
Sim, para manter e melhorar o condicionamento físico,
pedalar pode ser uma boa pedida nos dias em que você não for correr. Como a corrida, o ciclismo exercita principalmente as pernas, com o bônus de não sobrecarregar as articulações por conta do impacto com o solo. Como não é o caso de se tornar um craque no ciclismo, vá com calma, treinando com moderação.

Corrida pode ajudar no combate a depressão?
Sim, a depressão é uma doença muito séria e deve ser tratada com o acompanhamento de profissionais. O exercício físico é recomendado como parte do tratamento, já que proporciona a liberação de substâncias químicas relacionadas ao bem-estar e ao prazer, que estão diretamente relacionados ao humor. Correr em grupo também pode auxiliar nos relacionamentos e no convívio social.

Correr na grama é uma boa?
Sim, em comparação com o asfalto ou concreto, correr na grama produz cerca de 15% menos pressão nos pés. Essa situação é benéfica para todos os corredores de todos os níveis. E ideal para corredores em recuperação e para os que buscam minimizar o risco de se machucar enquanto aumentam a quilometragem ou a intensidade dos treinos.

Os termogênicos funcionam?
Sim, a pimenta, a canela e o gengibre entram nesse grupo. Além de acelerar o metabolismo, têm ação anti-inflamatória e são ricos em vitamina C. Com isso, ajudam a queimar um pouquinho a mais de calorias diariamente. Mas não espere milagres: não adianta abusar dos termogênicos se você não tem dieta equilibrada e regularidade nos treinos.

Posso correr grávida?
Sim, correr durante a gravidez pode trazer muitos benefícios, desde que o médico libere a gestante para a prática dessa atividade. No geral, quem ainda não corre não deve começar nesse período, mas as corredoras têm boas chances de receber o aval para continuar treinando. Vale lembrar que o ritmo das passadas deve diminuir, o objetivo aqui é fazer os treinos de forma mais leve e recreativa.


» É sempre importante consultar um médico.


Créditos: Conteúdo publicado no site Globo Esporte.com, com informações do Educador físico Gustavo Luz Távora.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!