Como ter uma Horta Orgânica em casa

Listamos em 5 passos o que fazer para ter produtos frescos sempre à sua disposição

Uma horta em casa ou apartamento exige atenção da montagem à adubação. Só é preciso adaptar as hortaliças ao espaço e aos recursos disponíveis.

Incidência solar na maior parte do dia e água de boa qualidade são fundamentais. Veja os 5 passos para cultivar a sua:

 

1. Escolha do Espaço:

Havendo espaço e possibilidade, construa canteiros de um metro de largura e adapte o comprimento de acordo com a área disponível e utilize o fertilizante orgânico de sua preferência. O ideal é que os canteiros sejam construídos com tijolos ou blocos nas laterais a fim de conter possíveis erosões provocadas pela chuva e também manter a superfície mais nivelada possível para forçar a infiltração de água de irrigação. Em locais com pouco espaço, use jardineiras ou vasos.

 

2. Escolha da Cultura:

Prefira as tradicionais como alface, couve, cebolinha, salsa, hortelã, manjericão etc. A escolha deve ser baseada no fotoperíodo (horas de luz), quantidade de água e qualidade do substrato utilizado.

 

3. Localização da Horta:

O local mais adequado é aquele onde há disponibilidade de água de boa qualidade, incidência de raios solares na maior parte do dia, solo com boas características químicas (pH, nutrientes), físicas (boa textura - matéria orgânica) e biológicas (com minhocas, principalmente). A área precisa ser protegida de depredação e de fácil acesso aos cuidadores. O ambiente precisa receber sol, caso contrário, as plantas terão o desenvolvimento comprometido e baixa ou nenhuma produção.

 

4. Recipiente Ideal para Plantar:

Bandejas de célula de isopor ou plástico, tem bom custo benefício se sua horta tiver um tamanho razoável e grande variedade. Uma solução para pequenas hortas é utilizar formas de  gelo.

Utilizando esses recipientes você proporciona um sistema radicular bem formado e desenvolvido que garantem uma boa resistência das mudas em relação à fase de transplante para o local definitivo.

 

5. Cuidados:

Dedicação é o principal!

Capine, coloque água na medida certa, controle as pragas e doenças, utilize sementes de boa qualidade e adube na medida certa.


Ter uma Horta Orgânica em casa é ótimo para cultivar com a família! ;)


Créditos: Com informações obtidas no site do Canal Rural

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!