Omelete ruim? Nunca mais!

12 erros que quase todo mundo faz ao preparar ovos na cozinha

1. Você não está usando uma frigideira antiaderente.

Frigideiras antiaderentes são quase indispensáveis se você quiser fazer ovos deliciosos! Portanto, compre uma boa frigideira antiaderente e não deixe de cuidar bem dela.

 

2. Você não bate os ovos bem o bastante para fazer omelete ou ovos mexidos.

Primeiro: nem pense em quebrar os ovos direto na frigideira e misturar dentro dela. Para as melhores omeletes e ovos mexidos, você precisa que os ovos sejam batidos até ficarem completamente homogêneos, sem deixar partes brancas. Só tome cuidado para não deixar o ar entrar quanto estiver batendo (como fazemos ao preparar bolos). Você quer que os ovos fiquem homogêneos, mas não formem espuma. Se você quiser fazer algo bem sofisticado, também pode bater rapidamente na batedeira ou liquidificador para conseguir o resultado perfeito.

 

3. Você economiza na manteiga.

É simples: se você quer uma deliciosa, cremosa e linda omelete ou ovos mexidos, precisa ser generoso(a) com a manteiga. Não precisa exagerar e usar uma barra inteira, mas não tenha medo de botar umas boas duas colheres de sopa na frigideira.

 

4. Você deixa o fogo alto demais.

A chave para ovos mexidos e omeletes perfeitos é fogo baixo. Portanto, não tenha pressa! Pode levar um pouco mais de tempo para os ovos cozinharem, mas o resultado vai ser muito melhor.

 

5. Você não mexe a frigideira o suficiente enquanto a omelete cozinha.

Para a omelete francesa perfeita, você precisa mexer a mistura de ovos para não deixar criar uma casquinha marrom, tudo isso enquanto movimenta a frigideira sobre o fogo, para que ela não se transforme em ovos mexidos. Depois que o ovo começa a ficar firme, deixe a omelete descansar sem mexer nem agitar a frigideira, para que ela termine de cozinhar. É nessa hora, também, que você pode adicionar suas coberturas/recheios, antes de dobrar e servir a omelete.

 

6. Você cozinha os ovos mexidos por tempo demais.

Tire os ovos mexidos do fogo um pouco antes do que você acha que deveria. O calor residual vai continuar cozinhando os ovos até eles ficarem no ponto certo.

 

7. Ao fazer ovo pochê, você quebra o ovo direto na panela com água, em vez de quebrá-lo primeiro em uma tigela.

É importante quebrar o ovo na tigela primeiro para você se certificar de que a gema não estourou e ter muito mais controle para pôr o ovo na panela, o que ajuda a evitar que a clara se espalhe na água.

 

8. Você joga os ovos quando a água está borbulhando.

Você precisa que a água esteja começando a ferver, mas não borbulhando totalmente. Se estiver fervendo e borbulhando demais, atrapalha o processo e agita o ovo. (Mas, por outro lado, se a água estiver parada demais, o ovo vai afundar, o que também não é o que você quer.) Em suma, o segredo é encontrar o meio termo.

 

9. Sua frigideira não está quente o suficiente quando você faz ovos fritos.

Quando você põe o ovo na frigideira, ela precisa estar quente o bastante para que a clara se firme imediatamente e não se espalhe demais na frigideira.

 

10. Você usa ovos frescos demais quando faz ovo cozido.

Você pode achar que, quando o assunto é ovo, mais fresco é sempre melhor. Mas, na verdade, depende do método de preparo. Para ovos cozidos, ovos mais velhos são mais fáceis de descascar. (Agora, se você estiver fazendo ovos pochê, aí que você precisa garantir que os ovos estejam extremamente frescos.)

 

11. Você não põe os ovos cozidos em um banho de gelo depois de terminar o cozimento.

Assim que os ovos estiverem cozidos a seu gosto e você tirá-los da panela, ponha-os em um banho de gelo para parar o processo de cozimento. Do contrário, todo o seu tempo de cozimento perfeito não vai servir de nada.

 

12. Você espera muito tempo antes de descascar os ovos cozidos.

Quanto mais você espera para descascar o ovo, mais difícil fica. Assim que os ovos tiverem esfriado no banho de gelo, descasque-os sob água corrente, e eles devem sair perfeitamente lisos. Se você quiser guardá-los para mais tarde, basta deixá-los descascados na geladeira, em um pote hermeticamente fechado cheio com água.


Créditos: Conteúdo originalmente publicado em Buzzfeed

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!