Cor existe? Ela muda conforme o humor?

Veja mitos e verdades

Você já tentou encontrar, em uma cartela de cores de uma loja de tintas, aquele exato tom visto na parede da casa de um amigo? Não é uma tarefa fácil, e a culpa é da forma como nosso cérebro funciona.

Veja alguns mitos e verdades sobre as cores:

A cor não existe fisicamente, mas na mente das pessoas.
VERDADE: A cor não existe fisicamente. As cores são a forma como os nossos olhos e o cérebro interpretam a luz refletida pelos objetos que observamos.

O humor interfere na forma que vemos as cores.
VERDADE: As cores estimulam reações fí
sicas, como o aumento ou a diminuição da frequência cardíaca. Uma pessoa com fome pode ser estimulada a consumir diante da cor vermelha. Por outro lado, se a pessoa acabou de assistir a um filme com cenas envolvendo sangue, a cor avermelhada pode provocar repulsa.

Todo daltônico vê as mesmas cores.
MITO: Depende do tipo de daltonismo. A maioria dos daltônicos não vê o verde ou vermelho, mas há casos em que não se distinguem azul e amarelo .

Mulheres não podem ser daltônicas.
MITO: Menos de 1% das mulheres tem daltonismo para verde ou vermelho, que é mais comum nos homens (8%).

A cor dos olhos interfere na percepção das cores.
MITO: A percepção de cores depende das células receptoras da retina dos olhos (cones) e das vias visuais e regiões corticais do cérebro que processam as informações luminosas. Isso é igual em todos os seres humanos, independentemente da cor de seus olhos.

Existem cores que não vemos, mas que outros animais enxergam.
VERDADE: Cães e gatos, por exemplo, têm a capacidade de enxergar luzes ultravioletas, que produzem cores que a visão humana não percebe. Além disso, a visão noturna permite que eles diferenciem tons no escuro.

Cores intensas podem provocar dor de cabeça.
VERDADE: Especialmente em pessoas com histórico de enxaqueca. A existência da cor está ligada à luz, portanto pessoas com sensibilidade podem sentir desconforto com cores mais chamativas.

Pessoas que não conseguem identificar algumas cores têm problemas de visão. VERDADE: "Enxergar" bem significa ver também todas as cores, que garantem os detalhes e contrastes da cena visual.

O arco-íris tem sete cores.
PARCIALMENTE VERDADE: As cores do arco-íris são formadas quando a luz solar atravessa gotículas de água presentes no ar e se decompõem em outras cores. No entanto, a luz branca pode dar origem a outras cores também. Parece que vemos apenas sete cores porque observamos o arco-íris por um ângulo, o solo.


Créditos: Conteúdo publicado no site do UOL/Saúde.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!