Cortar carboidratos prejudica a saúde e pode engordar

Alimentos integrais, fontes de carboidratos, fornecem fibras e energia ao organismo

Como você se sente ao comer pão ou massa? Se a resposta for culpado, saiba que não está sozinho. Metade das britânicas tem essa sensa&
ccedil;ão depois de ingerir carboidratos, sendo que uma em 10 admite que o consumo faz com que se sinta mal consigo mesma durante o dia todo. Eles são vistos como vilões e já foram acusados de causar obesidade, diabetes tipo 2 e até mesmo câncer e demência. Mas a fama não representa bem a realidade. -Uma dieta com ausência de carboidrato pode ser tão ou mais prejudicial do que uma dieta rica, pois é a principal fonte de energia e também é fundamental para o funcionamento do organismo, disse a nutricionista Alessandra Paula Nunes.

O problema é que essa má reputação dos carboidratos faz com que muitas pessoas pensem em eliminá-los por completo das refeições. -Na falta de carboidrato, o corpo vai buscar os estoques de açúcar do fígado e depois dos músculos, acarretando em catabolismo, ou seja, na perda de massa magra, explicou Alessandra. -Também faz com que reduza os níveis de serotonina, sendo assim a pessoa fica mais mal-humorada, o hálito muda, aumenta os quadros de tontura e dores de cabeça, o intestino não funciona adequadamente, devido à diminuição do consumo de fibras, e ainda ocorre a falta de energia para exercer as atividades do dia a dia, completou.

Achou pouco? Ainda tem mais! A estratégia de cortar o item para perder peso funciona apenas no começo. Mas, devido à falta de energia e funcionamento do organismo prejudicado, o corpo começa a armazenar o máximo de energia possível. Além disso, vai fazer com que haja um aumento no consumo de outros alimentos para compensar, como leite e derivados, carnes vermelhas, peixes, aves e outras fontes de proteína. O resultado? Aumento de peso.

De fato, algumas pesquisas sugerem que dietas contendo carboidratos são melhores para dar adeus a alguns quilinhos. Um estudo com mais de 4 mil pessoas, publicados no Journal of the American Dietetic Association, descobriu que os que comiam mais carboidratos tinham 40% menos probabilidade de serem obesos e acima do peso em comparação com os que ingeriam menos.

Escolha certa
A chave da questão está na escolha dos carboidratos. De fato, alguns deles, os processados, não são bons à saúde. É o caso dos açúcares refinados, doces em geral (chocolate, bolo, sorvete), refrigerante e alimentos com farinha branca.

-Esses alimentos têm maior índice glicêmico, uma medida da taxa na qual o açúcar é digerido. Isso significa que você está mais propenso a ter um súbito aumento do açúcar no sangue, seguido por uma queda súbita e, em seguida, sentindo vontade de petiscar, comentou Helen Bond, porta-voz da Associação Dietética Britânica, ao jornal Daily Mail

Mas não precisa ser radical e aboli-los 100%. Basta saboreá-los apenas ocasionalmente, como informou a nutricionista Alessandra.

-Quando proibimos alimentos, nós os codificamos com mau e especial, e é aí que começamos a desejá-los, comentou Jane Ogden, professora de psicologia da saúde da Universidade de Surrey, na Inglaterra.

-Comer uma massa, um docinho e até mesmo uma bebida alcoólica de vez em quando não faz mal para ninguém e ainda deixa a pessoa feliz, completou Alessandra.

Os carboidratos que apresentam maior quantidade de fibra na sua composição trazem maiores benefícios à saúde, pois melhoram o funcionamento do intestino, aumentam a sensação de saciedade, retardam a absorção de glicose e fornecem energia ao organismo por mais tempo. Os representantes desse grupo são arroz, massas e pães, todos
integrais. Aliás, pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, mostraram recentemente que uma dieta rica em grãos integrais está ligada à longevidade.

-É difícil conseguir bastante fibra, caso você remova os carboidratos. E sem o suficiente, você vai certamente tornar-se constipado, disse ao Daily Mail o gastroenterologista Peter Whorwell, do Hospital Wythenshawe, na Inglaterra. -Isso não só é desagradável, mas pode causar problemas digestivos e condições como hemorroidas. Há também evidências de que as fibras têm um efeito protetor contra o câncer de cólon, finalizou Wythenshawe.


» É sempre importante consultar um médico.


Créditos: Conteúdo publicado no site Terra/Saúde, com informações da nutricionista Alessandra Paula Nunes, da porta-voz da Associação Dietética Britânica Helen Bond, da professora de psicologia da saúde Jane Ogden e do gastroenterologista Peter Whorwell

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