Faço dieta e não emagreço

Veja hábitos que prejudicam a perda de peso

Você faz dietas e não emagrece? Corta carboidratos do cardápio, ingere produtos diet e light e nada de perder peso? Ou então, perde e depois ganha tudo de novo. Talvez você esteja boicotando a si mesmo e não seguindo um importante princípio para manter o corpo em forma e saudável: apostar em um trabalho lento e individual. Especialistas são unânimes em afirmar que a perda de peso deve ser acompanhada por um médico, capaz de indicar as melhores soluções para cada pessoa.

-Não existem fórmulas mágicas. A visão moderna para se abordar o problema da obesidade hoje é saber como aquele paciente é de forma particular, saber como seu metabolismo reage, adequando o tratamento a ele, afirma o clínico geral e psiquiatra Cyro Masci, autor do livro Biostress ? Novos Caminhos para o Equilíbrio e a Saúde. -É preciso analisar os fatores emocionais, bioquímicos, biológicos de cada pessoa, acrescenta.

O endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, em Petrópolis, Rio de Janeiro, lembra que dietas podem até dar certo em curto espaço de tempo, mas é recomendável sempre uma alimentação balanceada aliada à prática regular de exercícios físicos. O também endocrinologista Pedro Assed concorda que emagrecer requer mudança de hábitos e demanda sacrifícios, mas garante que os benefícios valem a pena.

-O que importa é ganhar mais saúde, qualidade de vida e longevidade. E o peso na balança não é o principal. Em muitos casos, perde-se gordura e ganha-se massa muscular, acrescenta Cyro Masci. Segundo ele, a cada 10 pessoas que procuram mudar suas vidas em relação à saúde, seis querem perder peso. -Esta é a queixa inicial, mas o que procuram é uma mudança no estado global, de equilíbrio do organismo.

Vale lembrar ainda que determinadas doenças, estresse e outras atitudes contribuem para o insucesso do emagrecimento.

A seguir, veja 10 motivos que podem atrapalhar a perda de peso e, por consequência, uma vida saudável e equilibrada:

1) Começar uma dieta sem procurar um especialista

2) Excluir um grupo de alimentos

3) Não comer carboidrato à noite

4) Ficar muito tempo em jejum

5) Consumir somente produtos diet ou light

6) Não realizar atividades físicas

7) Não ter disciplina

8) Acreditar em dietas rápidas

9) Ignorar o estresse

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10) Não checar se está com problemas de saúde


» É sempre importante consultar um médico.


Créditos: Conteúdo publicado no site Terra/Saúde, com informações do clínico geral e psiquiatra Cyro Masci, do endocrinologista Alfredo Cury e do endocrinologista Pedro Assed

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