17 de Maio. Dia Mundial da Internet.

Mas você sabe o que se comemora?

O Dia Mundial da Sociedade da Informação, conhecido popularmente como Dia Mundial da Internet, foi instituído no dia 17 de maio de 2005 após uma Assembléia Geral das Nações Unidas, na Tunísia. A CMSI (Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação) propôs à ONU (Organização das Nações Unidas) a criação de uma data comemorativa para a inclusão digital. Uma das metas da CMSI era diminuir a exclusão digital e interligar, a partir da internet, países desenvolvidos e subdesenvolvidos, garantindo acesso mundial à rede.

No dia 17 de maio de 2006, a UNESCO celebrou a data, promovendo a conscientização pública para os benefícios proporcionados pela internet, como o compartilhamento de ideias e informações sem restrição.

Antes de 2005, o dia 17 de maio era conhecido como o Dia Mundial das Telecomunicações, em comemoração à fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), ocorrida em 1865. Portanto, o Dia Mundial da Internet mostra a evolução das mídias expostas na mesma data, incluindo a internet como  uma ferramenta importante de comunicação.

A UIT comemora a data com uma premiação anual aos que mais colaboraram com o desenvolvimento tecnológico no mundo. Em 2011 o tema abordado foi "Uma Vida Melhor em Comunidades Rurais com Tecnologia da Informação". Uma das grandes ganhadoras foi a presidente da Finlândia, Tarja Halonen, que deu acesso à banda larga para todos os cidadãos.

Um terço do mundo está conectado

A União Internacional de Telecomunicações tem hoje 192 países-membros e, de acordo com pesquisa realizada em 2015 pela Internet.org, apenas 37% da população mundial está conectada à Internet.

Em 2006, quando foi estabelecido o Dia Mundial da Internet, o Twitter se tornou a mídia mais consumida no mundo e o número de pessoas na rede já passava de 1 bilhão. Nos últimos quase dez anos, os números cresceram pouco. Para o Facebook, até o final de 2015, três bilhões de usuários terão acesso à internet. Para isso, mesmo sob críticas, o projeto Internet.org avança em áreas sem conexão.

 


Créditos: Conteúdo originalmente publicado no site TechTudo.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!