Conheça 6 benefícios que a Meditação Guiada pode te trazer.

Com essa técnica, é mais fácil sossegar a mente e entrar em estado meditativo.

Cada vez mais a meditação vem ganhando espaço. Fala-se muito sobre os benefícios que a prática pode trazer. Mas muitas pessoas acabam desistindo antes de vivenciarem essas vantagens.

Já aconteceu de você tentar meditar, fechar os olhos, tentar se concentrar, mas perceber que a cabeça não sossega? Os barulhos externos incomodam e até a posição acaba se tornando desconfortável. Quando isso acontece, você pode acabar pensando que a meditação não é para você. Que tal começar pela meditação guiada?

Quais os principais benefícios da meditação guiada?

1 – Melhora significativa de quadro depressivos e ansiosos

Nos dois transtornos, é sabido que o sofrimento se inicia a partir do acúmulo de pensamentos destrutivos e sentimentos incompreendidos. Com a meditação guiada, é possível praticar o autoconhecimento das emoções e pensamentos, possibilitando entender de onde vem e porque vem.

Diminuindo a carga de pensamento, se diminui também o aparecimento desses quadros, reduzindo seus sintomas — que podem afetar e prejudicar a vida, tanto profissional quanto pessoal.

2 – Controle do estresse

Como a meditação guiada ajuda a controlar também as emoções, o autocontrole das suas reações, às situações rotineiras aumentam.

Não é que as situações estressantes deixam de existir: você que aprende a lidar com elas a ponto de não deixar afetar e prejudicar. Quem muda é a sua percepção e reação a vida.

3 – Melhora das funções orgânicas do corpo

Com a possibilidade de melhorar os sintomas depressivos/ansiosos e reduzir o estresse, seu corpo também é positivamente afetado. A pressão arterial é controlada, os batimentos cardíacos normalizados, respiração volta a ser normalizada.

Quando a mente está bem, o corpo começa a ficar bem, pois sai do estado de alerta e de medo produzido pelos fatores estressantes.

4 – Melhora da capacidade cognitiva

Um dos grandes benefícios da meditação guiada é a melhora de habilidades cognitivas, como a memória, criatividade e comunicação.

Isso porque acalmando os os sentimentos e pensamentos, as coisas realmente importantes e positivas começam a ficar em evidência novamente, permitindo colocar essa energia voltada para fatores construtivos.

5 – Sem mais problemas referentes ao sono

O sono é o mais duramente afetado como consequência do estresse e ansiedade. Em vez de dormir e descansar, os pensamentos não param e não é possível relaxar e repousar.

O desaparecimento de problemas com o sono é um dos benefícios da meditação guiada, uma vez que quem pratica consegue atingir o estado de relaxamento e pode descansar.

6 – O primordial: autoconhecimento e autocontrole

Ao praticar a meditação guiada, é possível praticar o autoconhecimento de si: seus pensamentos, seus sentimentos e emoções.

Compreendendo esse universo interno torna mais fácil controlar a si próprio, restabelecendo o autocontrole e confiança, possibilitando se manter em equilíbrio consigo mesmo e com o mundo que vive.

Praticar a meditação guiada é um estilo de vida saudável e benéfico

Para colocar em prática, é preciso ter muita disciplina e ter em mente a importância de manter esse hábito na rotina. Lembrar desses benefícios e colocá-los como meta, vai garantir ótimos resultados para a sua vida!

 


Créditos: Com informações do Blog Ukor

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!