Treino em escada pode ajudar desde sedentários até corredores experientes

Prática pode ser o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável

Subir escada não é um esporte, mas pode ser considerado um exercício aeróbico muito bom para detonar calorias e queimar gordura. De sedentário à fera na corrida, todos podem se beneficiar com esse tipo de exercício.
Se você está sedentário, colocar algumas escadas na sua semana pode ser o primeiro passo na direção de uma vida mais saudável. Uma boa sugestão para efetivar o desejo de mudança é observar em que momento do seu dia você pode trocar um andar de elevador por um andar de escada. Comece aos poucos mesmo, como você não está acostumado com exercícios, é importante adaptar o organismo aos poucos.

É provável que, se gostar dessa história de subir e descer escadas, você se interesse por começar a caminhar ou correr. Mas, sendo sedentário, o objetivo aqui é fazer com que você tenha um dia um pouco mais ativo, queime um pouco mais de calorias e possa experimentar doses leves de esforço físico no dia a dia. Se daqui a algum tempo você já conseguir subir vários trechos de escada por semana, isso começa a ser mais efetivo no processo de emagrecimento, desde que a sua alimentação esteja sob controle.

Se você já é corredor, pode ser que essa força feita nos treinos em escada se transforme em algum desempenho na corrida. Mesmo já tendo alguma bagagem com as atividades físicas, também é importante começar aos poucos aqui. Não se começa a treinar na escada hoje para melhorar na semana que vem, é um processo gradual.

Uma boa estratégia é colocar um treino desses por semana, subindo os degraus de maneira confortável e, aos poucos, com a prática, subindo de dois em dois ou de três em três degraus. Esse tipo de atividade trabalha bastante os músculos do quadríceps e da panturrilha. E, se você curte corridas de montanha, pode ser que precise de mais treinos assim. Existem provas realmente duras em que o treino terá que ser mais específico.

E quando não fazer? Use a regra de ouro das atividades físicas: se doer, não faça. Existem pessoas que, por algum motivo, não toleram muito bem essa atividade. Se você já treina bem mas não tem muito tempo para descansar, avalie se é mais interessante colocar treinos em escada ou ter mais tempo para descansar. Se a escada se tornar uma sobrecarga excessiva na semana, ela pode acabar atrapalhando a sua corrida.



n


» É sempre importante consultar um médico.


Créditos: Conteúdo publicado no site Globo Esporte.com, com informações do Educador Físico Gustavo Luz Távora.

Gostou? Compartilhe com seus amigos:
 
Voltar ao Topo!